Para quem não foi ao debate…

novembro 29, 2008 irisbastos

O debate entre os candidatos ao honorável cargo de reitor da Universidade Federal do Pará, ocorrido no último dia 26, no Instituto de Ciências da Saúde, gerou uma discussão acalorada.

Haja saúde por parte dos assessores e “torcidas”de cada candidato. E por falar nos protagonistas dessa história…

Um deles não veio somente “pra fazer melhor”, mas também maior! O banner que ocupava quase metade da parede, foi motivo de intensa discussão até ser retirado, sob os olhares e clicks curiosos dos alunos de comunicação presentes no local (e sentados na primeira fila do auditório!)

Falando em banner… Mais uma querela por causa dele: um dos candidatos protestava porque foi impedido, no dia anterior ao debate, de grudá-lo no laboratório do professor pertencente à outra chapa.

E “o negócio tava feio” (com perdão do trocadilho) para os lados de um deles. Acusações, pedidos de esclarecimentos e muitas perguntas… até do blog do Barata veio uma delas!

Outro dos candidatos, “tropeçando nos números”, já lá pelas tantas do debate, comentou que as famílias da região sobrevivem com até 30 salários mínimos…(somente!)

Quanto às propostas para a próxima gestão, os programas são diversos (e com  algumas expressões rebuscadas): “desburocratizar, democratizar e descentralizar a universidade”, “redistribuir os recursos”, “quebrar o autoritarismo na universidade”, “tornar a universidade ponto de referência para a Amazônia”, entre outras.

Diante de tantas propostas, ousadas ou não, como mencionou um dos candidatos, eis uma voz esperançosa de um acadêmico (Antonio José Mendonça, estudante de jornalismo) falando o que espera de quem for eleito:”quero que ele tome as decisões certas, que ele tenha muito discernimento para fazer as melhores coisas para ajudar todos os calouros e veteranos desta universidade, que ele possa ajudar todos os centros e todos os alunos que esperam o melhor dele”.

Acho que depois do debate (para quem foi e para quem não foi), o discernimento tem que ser nossso, dos eleitores, para que o que almeja Antonio e tantas outras vozes, possa transformar-se em realidade na UFPA.

Entry Filed under: Sem categoria

1 Comentário Add your own

  • 1. manú&hellip  | 

    principalmente para aqueles que ainda não entraram na elite do saber acadêmico da UFPA e ainda não sabe dos problemas reais que vai enfrentar, principalmente os estruturais.
    Após o dia 3 de dezembro saberemos se será um novo dia, de um novo tempo que começará, onde as alegrias serão de todos!
    clima total de final de ano

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

novembro 2008
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930